domingo, 5 de fevereiro de 2012

PARECE REDAÇÃO: MINHAS FÉRIAS


Faz um certo tempo que não venho aqui.
E eis o primeiro post do ano.
Fiquei pensando sobre o que escrever e como seria isso.
E hoje é o penúltimo dia das minhas férias, vim de Porto de galinhas e fui direto para o notebook, quando vi um texto da minha irmã adotiva que é jornalista, falando sobre memória e lugares.
Daí me veio a lembrança das voltas as aulas, onde as professoras pediam para narrar como foram nossas férias em forma de redação. E como tenho muita coisa acumulada pra contar, veio a ideia de falar sobre isso.
Entrei de férias ainda era 2011, dia 30 de dezembro. Fui pra casa dos meus pais e lá estava minha irmã me esperando para irmos ao paraíso de Porto de Galinhas.Foi um dia incrível. Eu, ela e mais um monte de gente.
Na casa dos meus pais existia um misto de sentimentos e lençóis e colchões fora do lugar para acomodar tanta gente. Tinha prima se recuperando de um luto e de um acidente, tinha nossa alegria de estarmos juntos da minha irmã, que só nos visita uma ou duas vezes ao ano, tinha os afazeres com a prima enferma, tinha os afazeres domésticos da casa(que isso torna qualquer relação desgastada) e sem falar no meu pais também com a saúde debilitada.
Fiquei por lá já em 2012 até o meu aniversário( que também não foi muito feliz esse ano).
Ah! o que falar do meu aniversário? Comeram meu bolo, mas fui a Porto de Galinhas como sempre, fui ao Cipó nativo com meu quarteto de amigos, mas tinha algo estranho no ar, que até agora não consegui responder que me entristeceu...Mas sobrevivi.
De lá viemos pra Caruaru nos divertir e ter uma pausa da trabalhada que tive nos primeiros 11 dias de férias. Depois fomos pra Sanharó eu e Natália, minha sobrinha e companheira. Ficamos lá por uma semana, onde tivemos uma festança bem boa, com direito a pula-pula, cama elástica, bolo confeitado, bolas, balas, bombons, sacolinhas e muita alegria.
Ficamos lá na casa da minha tia Zina, dona de um humor ácido incrível, uma mulher de uma visão fantástica da vida. Doce, terna, áspera e sagaz Tia Zina. Lá refiz minhas cores nos sítios que minha memória revisita sempre que falam em meus avós. Lá descansei e desabafei bastante com minha Tia Roselita, psicóloga e amiga. Lá tive o carinho das primas, dos tios Vavá e Nieta, o encontro com a prima paulista Silmara, o reencontro com Tania e sua linda familia. E o melhor dos reencontros, passei uma tarde de bate papo com Rai, um querido amor amigo de infancia e adolescência.
Depois segui novamente para Porto de galinhas com Natália. Ficamos quatro dias de sol forte, céu azul cesleste, que se transforma em turquesa quando é água do mar, a areia quente, a água morna e límpida, o colorido dos guarda-sol que disputam lugares para acolher os veranistas, os gritos dos vendedores de tudo, desde porta-celular a bolo de goma, rede, saídas de banho, uma festa de gente e coisas para ver e se divertir.
Uma gastronomia dos deuses, Porto de galinhas tem de tudo, desde massas a macaxeira, a pizzas, churros, tapiocas, drinques, um agito quente e animado para estar nas trÊs ultimas noites de minhas férias. Coisinhas e lojinhas originais pra ver e comprar. Gente bonita, bem vestida, alegre e disposta a curtir o que o meu paraíso tem de imutável, o bem-estar de estar ali. O bem-querer de estar ali, com céu, estrelas e brisa para acalmar minha alma.
Sempre digo que é para lá que vou, quando terminar meus dias, não sei se conseguirei, mas o desejo continua.
Estou de volta, que venha 2012, estou renovada, animada e pronta pra o que der e vier.

Simoninha Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário