terça-feira, 20 de dezembro de 2011

FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM



Hoje tive um dia diferente.

Há quase um mês venho bastante atarefada por conta de uma ação solidária, que meus colegas de trabalho resolveram fazer.

Resolvemos arrecadas dinheiro para oferecer ao corpo do nosso serviço de apoio(limpeza, segurança, manutenção e jardim) um presente de natal, em nome do nosso grupo.

Fizemos ações assim a um asilo de idosos, a uma comunidade na vizinhaça e agora resolvemos fazer para os que estão próximos a nós.

E hoje foi a entrega dos presentes, compramos cestas natalinas ornamantamos e doamos.

Foi feito um café da manhã para eles e esse foi o momento escolhido para fazer tal ação.

Foi emocionante, ver as pessoas felizes por doarem, as outras por receberem e a união das diferenças nesse momento.

Algo era maior ali, a solidariedade, o fazer o bem e o bem estar da ação.

Mas o que me trouxe aqui hoje foi o momento seguinte.

Compramos cestas básicas para doar aos moradores que cercam a UFPE, aí sim ali senti a real necessidade daquelas pessoas.

Um lugar árido, onde as pessoas vivem ociosas por falta de oportunidades, vivem sem saúde, sem saneamento e sem expectativa de vida melhor.

São cinco famílias que comumente passamos por lá e não damos atenção. Famílias que vivem da sina de não ter a sorte que tive, de ter um trabalho, um lar, uma família feliz, supérfluos, etc...

Esse ato me emocionou muito e me deixou o dia inteiro pensativa. Não posso ficar mais inerte vendo aquele povo sofrer, algo a mais tenho que fazer. Sei que não posso mudar o mundo, mas posso fazer algo pelos que estão por perto, que estão abaixo dos meus olhos. Tenho que puxá-los para uma esperança e para minha esperança.

Peguei na mão de um daqueles homens e senti que ele não quis me abraçar, por medo, vergonha ou desconfiança talvez, porém senti uma vontade imensa de colocá-lo no colo como se fosse uma criança e abraçá-lo...

Fazer esse bem foi melhor para mim do que para ele, me abriu os olhos, me fez ver que não importa quem? O que importa é o Bem...

Hoje vou dormir uma pessoa melhor do que fui ontem.

Para os amigos que dividiram isso comigo, quero dedicar esse post. Sem vocês, Marcelo, Lucia, Elenice, Luana, Patricia, Maureci, Veríssimo e Michel, eu seria a mesma de ontem.

Obrigada pela ação, obrigada por me modificarem e me ensinarem a ver o outro, o próximo.



Simoninha Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário