quarta-feira, 27 de maio de 2020

O MELHOR DE MIM

Outro dia li em algum lugar, que a gente é o que junta, mas muito mais o que a gente espalha!
Eu vi a minha vida inteira, na minha casa espalhados: amor, solidariedade, cuidado, caridade, apoio, guarida, festas, muitas festas e mais festas de igreja, muitas cores, união, natais cheio de gente, os melhores natais, almoços gigantescos, casa sempre cheia. Poucas vezes estive na minha casa, sem que não morasse alguém de fora. Nem caberia a lista aqui de tanta gente que foi.
Tenho mais irmãos que os que Dona Nalva pariu, nós filhos temos tantos agregados quanto os que cabiam no coração do meu amado pai, Ézio Dário, seu Casé como o chamamos. É gente pra encher o paito do forró, só digo!
Tava doente eles traziam lá pra casa e muitas vezes davam o tratamento completo, a pessoa só voltava pra casa curada. Tava pra casar? era lá em casa, precisava batizar? era lá em casa também, queria noivar? Porque não lá em casa? Eles já abrigaram família completa, pai, mae, meninos, tudo cabia, na casa de Seu Casé e Lanavia. Já morou lavadeira, já morou a dona da pensão que meu pai ficou logo que chegou no Recife... afilhados, sobrinhos, amigos, conhecidos ou alguém que eles conhecessem só depois que chegasse, rs rs rs... Parece causo né! Mas num é!
Eles são esteio, elo de ligação de suas famílias, seja dos Batista, seja dos Xavier. Resolvem tudo pra todo mundo, desde um trocadinho a material escolar completo. Seu Casé não usa redes sociais, mas seria um grande concorrente das celebridades, se tivesse. O homem tem uma lista infindável de seguidores, e sabe o que é melhor? Seguidores reais, que gostam dele, que ligam, que visitam, que são presentes, como ele e sua Lanávia são na vida das pessoas. Já a Lanavia de uns anos pra cá, domina as redes de comunicação. Cria grupos, messenges, rainha do envio de memes, tem face, whatsapp, instagram, atualizadíssima e antenada, minha mãe, encontrou uma forma de estar mais perto ainda das pessoas por esse aparelhinho mágico. Até ensaiou ser influencer. Eu diria, a véia é virada!!!!
Acho que eles não têm noção da quantidade de afilhados que tem, da quantidade de noivos que casaram, do tanto de gente foram fiadores, das festas de quinze anos, sem falar os velórios, não faltam um (😬), são leais e compromissados com o próximo.
Meses atrás, me deparei com minha mãe indo buscar todos os dias as roupas e lençóis de uma pessoa que estava internada no Hospital Getúlio Vargas, para lavar la em casa, porque a pessoa não tinha apoio em Recife. Não sei se era comadre ou conhecida.
Eis a qualidade maior dos dois. Amar o próximo. Nos ensinaram isso na prática, há cinquenta anos sou testemunha disso.
Se eu conseguisse ser um pouquinho do que eles deram de exemplo, eu zerava a vida com Deus e teria o direito de vir aqui pedir a Ele, por eles.
Mas como não sou nem os dedos mindinhos dos pés, vim somente contar como eles são bacanas, camaradas e como tenho orgulho de ser filha deles.
Hoje uma prima disse, vamos falar de coisas boas! Por isso vim aqui falar deles.
A melhor coisa que tenho na vida!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário