sexta-feira, 2 de junho de 2017

Qual o seu arraial?

É o colorido das bandeirinhas.
O cheirinho das fogueirinhas.
A animação.
As lojas cheias pra comprar a roupa e o sapato novo pra aguentar o arrasta pé.

O barulho dos estalos e pipoco dos fogos.
Em junho tudo fica quadriculado, seja nas camisas dos moços ou nos vestidos das moças.

A chitas vestem até as paredes, as palhas de coqueiro descem do alto e viram palhoção.
E o cheirinho que vem do fogão? Nossa! uma delícia...
O gosto quente das pamonhas, e dos pés-de moleque, forram o bucho desse povo que precisa de energia para cair no forró.

O cheiro acanelado das canjigas e munguzás, que exalam das cozinhas são doces lembranças.
Sentiram agora esse cheirinho? Eu aqui escrevendo senti...
Seja no paito, seja no quintal, seja no sítio, cada um tem um arraial dentro de si.
Cada nordestino guarda dentro de sim uma fogueira e um lugar onde quer ir ou sempre voltar.

Para pra se acocorar e assar o milho, para pular das cobrinhas que as crianças soltam ou correr dos buscapés que perseguem quem tem medo deles.
As quadrilhas matutas pouco se vê, mas elas também compõem o que somos dos festejos.
E as adivinhações quem não fez? Todas que fiz, da só saíam a letra F, kkkkkk... Acho que é de "ficar sozinha" ha ha ha...
Os encontros, os enca
ntos que essa festa proporciona se transforma na melhor época do ano.

O som dos trios de sanfona, zabumba e triango é tão encantador, é impossível ficar parado.
Desconfio de quem não gosta de forró, roubando de algum poeta aí eu diria: ou é doente da cabeça ou doente do pé.
O rela bucho, o fungado no cangote, o cantarolar no ouvido enquanto segue os ritmos do baião ou xote, balanceiam qualquer um minha gente!
Se eu começo, só paro quando o joelho trava, ops, esqueço que ele já travou há muito tempo, kkkk ...
Mas que me animo, ah me animo!

Mas só me animo se falar de mandacaru, de amor, do meu sertão, do meu povo ou dos meus pesares.
As tais que falam pra eu beber, cair e levantar, me recuso.
Quero mesmo é a pureza dúbia de "Talco no salão" ou da "Severina xique-xique".
Quero o som do "eu fiz uma fogueirinha, esperando meu amor"... Salve, salve Assisão!
Ainda bem que vivi esse cheiro de terra que minha terra tem, ainda bem que senti o cheiro da canela vaporizando na canjica, ainda bem que fiquei de calo no dedo de amarrar pamonha, ainda bem que as vezes ralei o dedo em vez do milho. Ainda bem que meu vô ouvia a ave maria sertaneja ao pé do rádio a noitinha.
Que junho venha com o que for possível de Santo Antônio, São João e São Pedro pra nós. 

Hoje moro no melhor lugar para estar nessa época, apesar de saber que o legítimo arraial é o que está dentro de mim.

Simoninha Xavier







Nenhum comentário:

Postar um comentário