quarta-feira, 7 de setembro de 2011



Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil...


Sete de setembro...

Acordei hoje em Caruaru... Há anos atrás, eu acordava em Recife, feliz por não ter que ir a escola, mas (in)consciente de que era o dia em que o Brasil se tornara independente, por isso a comemoração...

Sempre fiz dança na escola e sempre desfilava. Vestia a malha igual a de uma meia dúzia de outras meninas e lá ficava eu, com uma lancheira cheia de sanduiche, água, suco e frutas, só que nada comia, ela ia e voltava da avenida cheia, pois preferia chupar um chicabom, tomar uma coca com uma coxinha, lá de Dona Quitéria, dona do fiteiro que vendia guloseimas incríveis para garotas glutonas como eu...

Ficava ansiosa, me comparando com a meia dúzia de meninas citadas acima, se eu estava bem ensaiada, se dançaria bem...E eu ainda mais dançava com os pratos, é pessoal! com os pratos. Aquilo ficava soando, soando, tentando ensurdecer o que me restava de audição...he he he...

O desfile sempre era na Av. José Rufino, ficava perto da minha casa. Eu ia andando pra lá...A maior avenida do bairro e depois que eu desfilava, ficava no muro(camarote) da casa da minha amiga Suelena, para ver as outras escolas, as frases patrióticas, as algorias, as homenagens, ver o governador, ver o colorido verde e amarelo, nossa amo o verde e detesto amarelo, mas sempre amei essa combinação, ver os vereadores que se aproveitavam da data para distribuir, bombons, chapéus, camisas, etc... etc... coisas de país subdesenvolvido...

Hoje nosso país é visto como o país mais promissor da atualidade. Isso graças a um governo dito populista, mas um governo que colocou o Brasil na crista da onda.


Diríamos que: "Parabéns ó brasileiro, já, com o garbo varonil, do universo entre as nações, resplandece a do Brasil".

Apesar de tantas injustiças, apesar de tanta violência, apesar de tanta desigualdade, temos agora um país reconhecido pela economia estável, apesar das falcatruas(ainda)...

Isso anda correndo perigo sim, não sei o que pretende nossa querida presidenta, mas não podemos retroceder...


Afinal, precisamos seguir a risca a letra: "Ver contente a mãe gentil".

E para isso, temos que ter direitos garantidos, ter segurança e a certeza de dias melhores. Ver nossas riquezas preservadas e nosso patriotismo resurgirá... e gritaremos: "Brava gente brasileira" ...E fazer dos nossos peitos, nossos braços, muralhas do Brasil...



Já podeis, da Pátria filhos...


FELIZ DIA DA INDEPENDÊNCIA...



Simoninha Xavier

2 comentários:

  1. Eita Mone! Só tu mesmo pra ter a criatividade de usar esse hino, ultrapassadíssimo, kkkkkkk...
    Muito bom texto, parabéns.
    Xero. Seu Mago.

    ResponderExcluir
  2. Olha aí um exemplo de otimismo e esperança. Parabéns pelo texto! Quando crescer, quero ter sua forma de ver o mundo, pois a que tenho hoje está muito down. ;)

    ResponderExcluir