sexta-feira, 17 de junho de 2011

MAIS UM SÃO JOÃO EM CARUARU



Estamos em junho, meu mês preferido desde que moro em Caruaru.
As cores, as gigantescas comidas, as fogueiras ainda vistas nas frentes das casas, nos dia de Antonio, João e Pedro, o astral das pessoas, a expectativa para saber as atrações do "paito", enfim, mês de muita alegria e forró, ops! forró não! Teremos Margareth Menezes, chiclete com banana, Gian e Geovane... Nada contra tais artista, mas o que farão no palco do meu amado paito, o que cantarão?
Eu quero ouvir Flavio Leandro, Azulão, o recém Azulinho, Valdir Santos, Rogéria, Almério, Forró quentão, Flor do Mandacaru, Renilda Cardoso, onildo almeida cantado em verso e prosa, o velho Lula, enfim, não é saudosismo isso é real ainda encontra-se em nosso poder tais registros tão puros e genuinos da nossa cultura.
Ver o meu querido Paito destruido para dar espaço a tenda eletrônica, é muito triste. Não ver mais a cidadezinha de alvenaria que tinha no meio dele junto com a igrejinha é de um desgosto incrível.
Mesmo assim não quero desanimar, insistirei em prestigiar a tal festa junina descaracterizada.
Só não me peçam para assistir a Margareth, o Gian e o Chiclete.
Eu irei para Petrucio, Flavio José, Assisão, irei para o palquinho Mestre Vitalino, para o forró do candeeiro. Alí sim, eu dançarei forró como gosto, com diferentes passos, xote, baião, xaxado, forró, e até ciranda...
Costumo ir todos os dias, digo ser lá o horário do meu terceiro expediente.
Lá encontro amigos, conheço pessoas novas, paquero, vejo gente muito, muito bonita, nossa! parece que ficam mais bonitos os homens em junho, kkkk...
Ver o tilintar das bandeirolas coloridas no miolo do Paito é mesmo uma sensação ímpar.
Ver as senhorinhas dançando com outras senhorinhas, meninas de shortinho, bota de salto fino e casaco é contraditoriamente belo.
Alguns homens vão a caráter, bota, xadrez, fivela grande no cinto e muito charme no seu chapéu.
A maioria com copos alcoolizados nas mãos, perdem um pouco a razão daquilo tudo, mas eu fico bem lúcida e bem atenta a tudo, sem tomar um gole de alcool.

Mas o que quero mesmo é fazer juz a canção: Olha pro céu meu amor e vê como ele está lindo...

Simoninha Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário