quinta-feira, 24 de junho de 2010

O SÃO JOÃO


Cores, gente bonita, alegria, pessoas vestidas de country, de matuto, meio estilizado, pessoas fazendo suas caricaturas, lojinhas de bugigangas, maçã do amor, tapioca, forró pé-de-serra, forró ginecológico, MPB, vaneirão, sertanejo, repentista, cordelista, declamador, etc... De todas essas cores é feito o São João de Caruaru.
Ainda com gostinho de interior, nós vemos fogueira queimando, gente ao redor, assando milho e soltando fogos. Vemos gente da capital, do mundo a fora vindo visitar essa cidade que no encanto das bandeirolas, das imagens dos Santos Antonio, João e Pedro, se animam e se divertem fazendo uma mistura de divino e profano.
Ah, nessa festa os padres podem ir a vontade, vejo as freirinhas também circulando. Ai, é tanta animação, tanta gente bonita, tanta canção e arrasta pé, que é impossível ficar parado.
As crianças soltando estrelinhas, espetáculo de fogos a meia-noite para acordar São João. Uma delícia.
Há seis anos esse colorido faz parte da minha vida.
Esse ano fui poucas vezes participar dessa emoção, mas ano que vem voltarei a ir todos os dias.
Minhas veias se tornam coloridas, meu coração se enche de bandeirolas, e meu corpo só pede pra arrastar o pé. É uma euforia só, uma agitação que só acaba no ultimo acorde da sanfona...

Viva a São João, viva a São Pedro, viva a Santo Antonio.

Simoninha Xavier



Um comentário:

  1. Ô Muiê, que inveja.... eu tinha planejado um São João diferente pra mim... queria ter ido ver você e aproveitado um pouquinho dessa festa que eu amo tanto, mas não deu. Mas eu tô triste não! Passei o SJ em casa, a única fogueira que vi foi da casa do vizinho kkkk mas tô azul como nunca.

    Há tempo pra tudo. Tempo de plantar e tempo de celher - eu tô plantando.

    S-A-U-D-A-D-E-!

    ResponderExcluir